O “Pipocando Arte em Todas as Partes” é um Programa Artístico-Pedagógico elaborado para desenvolver as competências sócio emocionais através de produções artísticas dos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio das unidades da Escola Sesi Bahia desde 2019. Tendo como desafio: a integração das quatro áreas de conhecimento em torno das temáticas específicas. 

Uma das premissas do programa é fomentar nos estudantes um maior conhecimento sobre si mesmo e sobre a coletividade, de modo que favoreça a saúde mental através da arte. Articulando, paralelamente, com as seis dimensões do conhecimento (Criação; Crítica; Estesia; Expressão; Fruição; Reflexão) sugeridos pelo BNCC. 

As ações são desenvolvidas ao longo do período letivo pelos docentes, em especial, pelos professores de arte visual, música, teatro e dança, pelas psicopedagogas, assim como toda a coordenação pedagógica, direção e gerência das dez escolas do DR BAHIA.  

“Desenvolvendo habilidades socioemocionais” é o principal tema do programa que tem como base o Setembro Amarelo (campanha brasileira de prevenção ao suicídio) e subdividido em temas como: Por que cuidar da saúde mental?, Inteligência Emocional: Quando cérebro e o coração dão match, Ame-se: Mergulhe em busca de si mesmo, Igualdade de gênero: Liberdade e respeito, Violência contra mulher: Basta!, Máscaras nas redes sociais: Face fake!, Fake News: O grande vilão na era da informação!, Resiliência: Respirar, acreditar e seguir, Mente sã em corpo são e Valorização da vida. 

Sem sombras de dúvidas, fomentar a arte é proporcionar às pessoas a possibilidade de adquirir um maior controle sobre as suas emoções, tendo como foco o empoderamento de sua Inteligência Emocional, o estimulo a apreciação artística, assim como desenvolvimento da sua criatividade, a sensibilização, a desinibição, a auto percepção, o autocontrole, a liderança, o trabalho em equipe, dentre muitos outros benefícios. 

Portanto, deixe a ARTE mexer com você... Deixe a ARTE transformar o seu SER! 

 

Marcelo Santts

Por que cuidar da saúde mental?

Inteligência emocional: quando o cérebro e o coração dão match!

Dados divulgados pela OMS revelaram o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 9,3% da população. E mais: 86% dos brasileiros sofrem de algum transtorno mental, como a depressão por exemplo. 

O problema é que essas informações são de 2019, antes da pandemia do novo coronavírus, e é notório o agravamento desse quadro! Uma pesquisa realizada pelo Instituto IPSOS e encomendada pelo Fórum Econômico Mundial revelou que 53% dos brasileiros afirmam que sua condição mental se agravou nos últimos dois anos. 

Ou seja, da mesma forma que nos preocupamos em estar bem fisicamente, é essencial que também nos preocupemos em estar bem psicologicamente e emocionalmente.  

Cuidar da Saúde Mental é fundamental e impacta diretamente na nossa qualidade de vida, no nosso raciocínio, nas emoções, no comportamento e na maneira como nos relacionamos com os outros.  

Outro ponto é aprender a administrar as nossas próprias emoções diante das várias atividades e problemas enfrentados no dia a dia. Essa ação é chamada pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman de: Inteligência Emocional. Segundo Goleman, “A vida é muito mais suave se você tem uma boa inteligência emocional”.   

Para compreender melhor a IE, precisamos nos deter em 5 elementos principais: Autoconhecimento, Autocontrole, Empatia, Relacionamentos Interpessoais e Domínio de Propósito / Visão. 

Fato é: pessoas 'emocionalmente inteligentes', que ‘cuidam da saúde mental’ são mais confiantes e motivadas, avaliam constantemente suas atitudes e pensamentos, sabem se relacionar de maneira mais equilibrada e conseguem encarar situações difíceis com mais facilidade, possuindo grande capacidade de superação! 

Marcelo Santts



Identidade: quem sou? De onde vim? Pra onde vou?

Ame-se: mergulhe em busca de si mesmo!



Igualdade de gênero: liberdade e respeito

Violência contra a mulher: basta!



Máscaras nas redes sociais: face fake!

Fake News: o grande vilão na era da informação!



Resiliência: respirar, acreditar e seguir

Mente sã em corpo são





Valorização da Vida