Autoestima - Descobrindo o amor próprio


Como ser o meu maior aliado?


Ser adversário de nossas verdades nos põe em constantemente “pé de guerra” com a nossa essência, nos distancia da nossa personalidade e ainda reduz a nossa autenticidade. O que nos gera mais angústia, sofrimento emocional e desequilíbrios psicológicos. Os sábios já dizem: “Para nos amar de verdade temos que evitar tudo aquilo que não é saudável”. De pessoas a tarefas, ou qualquer coisa que possa nos colocar para baixo. Nossa razão, a princípio, pode até chamar essa atitude de egoísmo, mas depois iremos perceber que isso se chama amor próprio.

Para conseguirmos manter a autoestima elevada precisamos enxergar todo o potencial que temos e assegurar diariamente tais motivações. Não é uma tarefa das mais fáceis, mas necessária! E para isso não é preciso buscar a validação das outras pessoas, mas só de si mesmo. Devemos compreender que estamos sempre no lugar certo, na hora certa, no momento exato. Cessando assim com as lamentações e focando na autopromoção.

Identificar os próprios pontos fracos e fortes, e analisar as oportunidades e as ameaças que nos circundam, nos ajudam a ter uma visão mais ampla e realista da própria vida. O que favorece ainda mais a autoestima, pois deixamos de desejar a suposta felicidade narrada pelo outro e vamos em busca de realizar a nossa própria.

Uma mente atormentada e decepcionada consigo mesma, nos afasta cada vez mais do nosso verdadeiro “EU”. Mas quando colocamos a nossa mente a serviço do coração e valorizamos toda a singularidade que nos é característico, descobrimos o quanto ela se torna uma grande e valiosa aliada em nossa evolução e consequentemente aprendemos o que é AUTOAMOR.

Texto de Marcelo Santts

Acompanhe o que rolou na live AUTOESTIMA - DESCOBRINDO O AMOR PRÓPRIO

Escola SESI Com. Bernardo Martins Catharino

Itapagipe- Salvador/BA

Escola SESI Reitor Miguel Calmon

Retiro - Salvador/BA

Escola SESI José Carvalho

Feira de Santana/BA

Escola SESI Ignez Pitta de Almeida

Barreiras/BA