Identidade e Autoestima

Eu sou. Eu sou? Eu sou!

Viver a sua própria identidade, assim como sustentar diariamente a autoestima terminam sendo duas grandes preocupações do ser humano. Quem sou? O que sou? E o mais importante e decisivo ainda, o que quero ser? São questionamentos que deveríamos saber responder com rapidez e precisão, só que isso não ocorre necessariamente dessa maneira.

O que podemos afirmar é que a identidade é um dos aspectos mais importantes de um indivíduo e que cada pessoa desenvolve a sua. Possuímos características distintas, as quais nos diferenciam dos outros e que estão relacionadas à nossa história de vida pessoal. A identidade de uma pessoa é composta por aquilo que é o ser, a essência, que permanece, e pela história que é dinâmica e evolui.

Já a autoestima é questão central na vida de todos, e em geral, tem a base nos primeiros cuidados que o bebê, a criança e mesmo o adolescente recebem em casa. Há relação estreita entre autoestima e os vínculos afetivos. O sentimento de pertencer a uma família, a um grupo, a uma comunidade, saber que é reconhecido, ter um lugar onde compartilhar seus dons... tudo isso faz parte de uma autoestima saudável. E é de posse dela que daremos conta de nossa própria vida e seremos impulsionados a assumir uma atitude responsável e ativa na busca de alcançar as nossas metas. Fato é que para atingir um bom nível de autoestima, temos que descobrir e viver a nossa verdadeira identidade.

PODCAST - Pipocando por Aí | Identidade e Autoestima

O Pipocando Arte em Todas as Partes também está disponível no formato de podcast! Uma bate-papo bacana com especialistas das áreas, professores e colaboradores trazendo muito conteúdo para você!

Disponível no Spotify e Deezer!

Escola SESI Reitor Miguel Calmon

Escola SESI Djalma Pessoa

Escola SESI João Ubaldo Ribeiro

Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino

Escola SESI Adonias Filho

Escola SESI Anísio Teixeira

Escola SESI Candeias

Escola SESI Ignez Pitta de Almeida

Escola SESI José Carvalho