Identidade e Autoestima

Eu sou. Eu sou? Eu sou!

Viver a sua própria identidade, assim como sustentar diariamente a autoestima terminam sendo duas grandes preocupações do ser humano. Quem sou? O que sou? E o mais importante e decisivo ainda, o que quero ser? São questionamentos que deveríamos saber responder com rapidez e precisão, só que isso não ocorre necessariamente dessa maneira.

O que podemos afirmar é que a identidade é um dos aspectos mais importantes de um indivíduo e que cada pessoa desenvolve a sua. Possuímos características distintas, as quais nos diferenciam dos outros e que estão relacionadas à nossa história de vida pessoal. A identidade de uma pessoa é composta por aquilo que é o ser, a essência, que permanece, e pela história que é dinâmica e evolui.

Já a autoestima é questão central na vida de todos, e em geral, tem a base nos primeiros cuidados que o bebê, a criança e mesmo o adolescente recebem em casa. Há relação estreita entre autoestima e os vínculos afetivos. O sentimento de pertencer a uma família, a um grupo, a uma comunidade, saber que é reconhecido, ter um lugar onde compartilhar seus dons... tudo isso faz parte de uma autoestima saudável. E é de posse dela que daremos conta de nossa própria vida e seremos impulsionados a assumir uma atitude responsável e ativa na busca de alcançar as nossas metas. Fato é que para atingir um bom nível de autoestima, temos que descobrir e viver a nossa verdadeira identidade.