Inteligência Emocional, sabedoria para decifrar as emoções


Tomando posse das próprias emoções


A ARTE é um dos melhores meios para estimular a inteligência emocional, tanto do artista quanto de quem a aprecia, já que ela favorece a expressividade da própria individualidade. Através das inúmeras produções artísticas (Desenho; Escultura; Teatro; Pintura; Instalação; Cinema; Arte Digital...) é comum se despertar o lado emotivo dos envolvidos, pois o ato de criar está intimamente ligado a quem verdadeiramente somos.

Esse despertar é imprescindível e nos impulsiona a trazer as emoções adormecidas para o mundo físico, do subconsciente para o consciente. Nos fazendo atingir um real empoderamento dos próprios sentimentos.

Como nem sempre compreendemos o que sentimos, é natural que em muitos momentos não entendamos o que afeta as nossas ações. Vivenciar algum processo criativo termina por favorecer a conexão e o desenvolvimento das emoções. É por isso que o trabalho artístico é uma verdadeira jornada de autoconhecimento!

Quando reconhecemos e aceitamos os nossos sentimentos mais íntimos passamos a administrá-los melhor, aprimoramos as habilidades sociais, exercemos a empatia, apuramos o olhar para o que está ao redor, convivemos com as diferenças e passamos a respeitar as individualidades.

Definitivamente a vivência da arte beneficia a saúde mental e traz qualidade a vida, gera momentos de lazer e descontração, melhora a concentração, alivia o nível de estresse, trabalha a ansiedade, libera “hormônios da felicidade”, exercita o cognitivo, além de ser uma excelente ferramenta para o autoconhecimento e para o amor próprio. Através das artes descobrimos o melhor caminho para ser feliz, para interagir consigo e com o mundo.

Texto de Marcelo Santts


Confira o que rolou na live INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, SABEDORIA PARA DECIFRAR AS EMOÇÕES

Escola SESI Djalma Pessoa

Piatã - Salvador/BA

Escola SESI João Gilberto

Juazeiro/BA

Escola SESI João Ubaldo Ribeiro

Luís Eduardo Magalhães/BA

Escola SESI Anísio Teixeira

Vitória da Conquista/BA

Escola SESI Candeias

Candeias/BA