“Nós, a Arte, a Natureza e a Espiritualidade.”

Naturalmente sobrenatural

Apesar de muitos desconhecerem a arte, a ciência e a espiritualidade iniciaram juntas, quase que sobrepostas, na trajetória da evolução humana. Com o passar dos séculos e com o desenvolvimento individual dessas áreas, momentos de ruptura, reencontros e novas rupturas ocorreram de forma cíclica e ascendente. Mas não podemos desconsiderar que a arte, a ciência e a espiritualidade ora caminham juntas, ora em paralelo, mas sempre se encontram e se entrelaçam, simplesmente porque fazem parte do existir humano.

A arte, por exemplo, é atemporal, simbólica, perfeita em sua manifestação, não apenas na dimensão estética, mas também em sua capacidade de se comunicar sem palavras. Por meio das linguagens artísticas a psique individual e coletiva buscam o equilíbrio e a harmonia para se restabelecerem. Como a linguagem da arte é a imagem e esta é o símbolo do mundo sentido e vivenciado sensorialmente, a arte é sinal e som, é cheiro e sabor, é toque... É mágica pura que torna consciente a totalidade da dimensão espiritual do viver o Ser em contato com a Natureza. É ritmo que, em suas diferentes manifestações, constrói um corpo de conhecimento conectado com a Natureza da alma.

Em meio a tantas crises existenciais, dificuldade de relacionamento familiar e / ou social, profissional ou financeira, o ser humano busca de diferentes maneiras encontrar uma saída para amenizar tantos desconfortos. E a arte tem o poder de tratar a saúde física e moral, organizar e equilibrar a mente, religar o corpo físico ao espiritual.... Tudo isso através da estesia provocada pelas diversas expressões artísticas.

Mergulhar na produção de um artista é poder decifrar uma boa parte desse indivíduo, já que através da sua obra estará retratado o que ele sente, pensa, acredita, acolhe, teme, indo além da simples aparência, no olhar ingênuo, na manifestação do sagrado e no emergir do que há de mais saudável na alma, naquele momento e contexto. Mesmo que apareçam elementos pouco harmônicos, aparentemente, o que se dá no momento é a tentativa de exatidão e equilíbrio, que muitas vezes encontra também seu caminho através do caótico, do elemento organizador e finalmente da organização cada vez mais aparente.

Fato é que é possível saber um pouco mais sobre o ser humano só observando a sua obra artística, já que ela vem da sua fonte, que é a sua mente. E tudo que ali foi criado e aparentemente possa parecer apenas natural, também é sobrenatural (espiritualidade). Pois é da conjunção entre esses dois elementos (natural e sobrenatural) que surgiu a arte.


Escola SESI João Ubaldo Ribeiro - Luís Eduardo Magalhães/BA


Escola SESI Adonias Filho - Salvador/BA


Escola SESI Anísio Teixeira - Vitória da Conquista/BA


Escola SESI Candeias - Candeias/BA